Tunisia:
Eis o nosso percurso:
Decidimos começar pelo merecido descanso. Assim, dividimos os 4 primeiros dias entre a praia, as piscinas do hotel e os passeios por Hammamet.
A praia tinha a mesma limpeza de uma qualquer praia limpa portuguesa. A água não muito quente, mas muito muito limpa.
A primeira Visita foi á Medina de Hammamet
É uma experiência fantástica, passear por entre aquelas ruas pequenas e tão semelhantes, com centenas de souks. Parece um labirinto. Um conjunto de cheiros, imagens e sons que dificilmente esquecemos.
Eis que fomos apresentados a uma das mais complexas artes árabes: regatear.
Não existem preços marcados, e o que o vendedor pede poderá ser cinco vezes mais do que a mercadoria vale, no entanto há sempre um valor mínimo. Descobrir um valor junto para ambas as partes é um jogo, que requer tempo e paciência. são engraçadas as reacções dos vendedores às contrapropostas. Mostram-se por vezes indignados, mas tudo faz parte do ritual, afinal algo aprendemos desde o primeiro minuto: mesmo quando achamos que fizemos o melhor negócio, o vendedor nunca fica a perder.
A Medina na parte antiga, a norte de Hammamet
A Medina é por si um local muito interessante e uma visita obrigatória para quem vai à Tunisia. Apesar da " perseguição" movida pelos vendedores acabou por ter bastante piada ouvir algumas das suas expressões : " Português ?" " bacalao com batatas! " " sardinas ", " Cristiano Ronaldo" "Deco" etc.
Fomos depois por diversas vezes a Hammamet Yasmin. É, sem dúvida, uma espécie de algarve Tunisino... semelhante talvez a Albufeira. Bastante agradável, com bastantes pessoas mas sem os apertos insuportáveis das noites algarvias. Passeamos pela Marina onde existe uma espécie de corredor com imensos restaurantes, com excelente aspecto.
Hammamet Yasmin
Em Yasmin visitamos, então, a nova Medina inserida num complexo de diversão ( Cartaghe Land, que é um parque de diversões em que o visitante é conduzido através da história das guerras entre Cartago e Roma, as guerras púnicas ), com diversos restaurantes e um museu. Aí, como aliás em muitos outros locais podem experimentar a famosa " chicha " ( cachimbo de àgua ) com tabaco ou outra erva aromática,como a menta. Aconselho vivamente esta última. O passeio por Yasmin pode ser efectuado a pé ou de charrete.
Um dia manhã cedo rumamos a Tunis depois visitamos o Museu do Bardo. é o local mais importante do mundo no que se refere a mosaicos da era Romana.
Após um almoço típico e delicioso, Sob um sol escaldante passeamos por Sidi Bou said. Fiquei encantada com o vilarejo todo pintado de azul e branco.
Carthage, “nova cidade”. O contraste com Tunis é visivel muito mais limpa e cuidada. Visitamos as Termas Romanas de Antonino, também consideradas património Mundial pela Unesco.
As férias propriamente ditas.....estavam a chegar ao fim…
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário